O preço da 4ª Edição em Português.
Acabo de ver no Twitter que o “preço sugerido” para o D&D 4e em Português é de R$ 79,90. Claro que este preço pode sofrer variações devido a praça de comercialização.
Muitos dirão: OITEEEEENTAAAAA PAAAAAUSSS QUE ROUBO!
Sinceramente? Não acho.
Especulações Oozeanas, já que ainda não vi o livro em português:
1- A edição americana, tendo em vista a variação da cotação do dolar e o frete, sai o mesmo preço e com a desvantagem da demora, sem falar no idioma.
2- A edição brasileira está obrigada pela Wizards a seguir um certo padrão de qualidade. Demorando para lançar os livros traduzidos ou não, a Devir sempre cuidou bem da qualidade do D&D, é inegável. Esta versão, segundo me disseram, tem reserva de verniz e o c****lho!
3 – A edição brasileira trará todos os updates (até mesmo os mais recentes) feitos pela Wizards, coisa que você só consegue se comprar a versão Deluxe (Bem salgada!). E creio que também a reforma ortográfica.
4 – Capa Dura ! Diferente do Mutantes e Malfeitores que no Brasil é capa mole e miolo em P&B, em desacordo com sua versão gringa, o D&D com capa dura espelhada, totalmente colorido e muito provavelmente com papel semelhante ao seu primo americano. Ou seja, uma versão bastante fiél.
5 – A Fortaleza no Pendor das Sombras custou R$ 40,00 e foi um sucesso de críticas pela qualidade do material. Por R$ 80,00 o Livro do Jogador traz mais do que o dobro de material e ainda revitaliza a aventura “Fortaleza…”
6 – Senhor da Guerra! Sim, a opção em que votei venceu e a Devir parece ter acatado a decisão do público. O Warlord foi traduzido como Senhor da Guerra! Epic Win !
7 – Além das opções no Livro do Jogador, você vai conseguir entender e utilizar também os artigos da Iniciativa 4e. Personal Win! (E ainda terá uma grata surpresa proporcionada pelo blog D3System, mas fala baixo que é segredo e eles não podem saber que eu to dizendo isso aqui. Aguarde e confie!)
Por estes e outros motivos, eu estou convencido que nunca antes na historia deste país o custo vale tanto a pena.
Posso dizer com a convicção de quem está jogando/mestrando o 4e por quase 1 ano: Ele pode não ser para você! Sério, o 4e está, sim, uma versão mais “Gamer” e o brasileiro não tem a cultura “Gamer” dentro de si. Não como os americanos ou os europeus, que tem isto como tradição e reúnem a família para jogar um “boardgame” nas noites de rigoroso inverno, por exemplo.
Mas não pense nem por um instante que este novo estilo elimina o Roleplay, não acredite no que te dizem, veja com seus próprios olhos e você verá que o Roleplay não é o sistema quem faz. É você. O roleplay está lá desde o momento em que você diz algo como: “Certo, eu sou um Elfo Bruxo com pacto das estrelas”.
E uma coisa lhe garanto com certeza, sem especulações e isto nem o crítico mais ferrenho conseguiu negar: Tem muita gente se divertindo DEMAIS com o D&D 4e! Certa vez ouvi um crítico dizer que o 4e não mata a vontade de jogar RPG. Eu concordo, não mata não. Deixa aquele gostinho de “Amanhã tem jogo né?”
Obs.: O Ooze não tem ações da Devir na bolsa de valores, não foi pago pelo post e muito menos é amigo do dono. A opinião aqui é livre de vínculos e meu unico desejo é que o RPG cresça no Brasil.
P.S.: Informação de Última Hora: Amigos de São Paulo (Capital), o 3Dsystem estará no Dia Mundial de D&D. Dia 23/05, a partir das 09:00. Entrada Franca. Local: AJOIP http://tinyurl.com/poyte3 é uma senhora oportunidade pra conhecer a versão nacional!!


29 Responses so far
Antonio Carlos Sá Neto
May 12th, 2009
12:35 pm
Tá barato sim Ooze.
As pessoas precisam aprender definitivamente a diferenciar o “Muito dinheiro” do “caro”.
Muito dinheiro é sempre algo que custe um valor elevado sem levar em consideração se aquilo vale ou não este valor.
Caro é se o valor pago/cobrado por algo não reflete o que ele realmente vale.
R$ 80,00 reais é sim muito dinheiro mas por um livro desta magnitude, qualidade e utilidade, R$ 80,00 são pouco, muito pouco!
Renato de Recife
May 12th, 2009
12:40 pm
Concordo com tudo que você disse sobre sistema e roleplay, apesar de ter jogado pouco a 4ed acheia-a ótima e até melhor que a 3.5
Não duvido que o material em português seja de excelente qualidade, mas para voltar a ser cliente da Devir vai ser necessário mais que isso, se começarem a mostrar mais eficiência e profissionalismo no atendimento e comunicação com o público aí eu acho que vai valer a pena voltar a ser cliente.
Mas mesmo não pretendendo comprar, desejo sucesso para a 4ed em português, pelos novos jogadores que atrairá.
Bruno Cobbi
May 12th, 2009
12:48 pm
YOU R BUSTED!
Deixe todos os seus itens e saia com as mãos para cima!
Daniel "Talude" Paes Cuter
May 12th, 2009
12:50 pm
Não tá caro não, mas não irei comprar.
Shingo Watanabe
May 12th, 2009
1:11 pm
Nem passou pela minha cabeça que 80 é um preço salgado. Não, eu não sou rico, mas estava tirando uma média pelos livros da nWod. Na verdade eu ficaria assustado se fosse mais caro que isto.
Alexandre
May 12th, 2009
1:21 pm
Sim. Essa era a faixa que eu estava imaginando para o livro.
Enquanto lia o texto, pensei na mesma coisa que o Antônio.
É bastante dinheiro, mas não é injusto frente ao material.
Tio Nitro
May 12th, 2009
1:48 pm
Vou comprar! (hahahah eu compro tudo que sai mesmo hahahaha)!
Kimble
May 12th, 2009
2:13 pm
Caro está. Mas normal dentro do padrão de preços de livros de rpg no Brasil. No exterior você ainda encontra gift sets a 60 dólares (e não só na Amazon), ou seja, os três livros por uns 130, 140 reais (mais ou menos 40 e poucos reais cada).
Infelizmente esse sempre foi o padrão de preços no Brasil (não só para livros de rpg).
Torço pra que dê certo e ajude a promover a 4e aqui no Brasil e que a Devir não tenha cometido tantos erros quanto fez na sua versão original da 3.0 ou 3.5 (como os erros no funcionamento dos ataques de oportunidade).
Marcelo Dior
May 12th, 2009
2:22 pm
A tendência do dólar é sempre ficar um tiquinho acima do 2:1 com a economia estabilizada, com eventuais variações como as que vimos no primeiro semestre de 2008 (e quando comprei o «gift set» dos livros básicos do D&D pelo valor que a Devir vai vender seu PHB)
Assim, sendo, comprar o PHB via Amazon.com fica por volta dos R$ 50. O frete nunca é problema se você esperar para comprar vários livros ao mesmo tempo. Claro, se a pessoa tem pressa, pode pagar R$ 30 a mais para ter um produto Deviriano. Com erratas da versão inglesa? Que bom. Mas estão esquecendo dos erros crassos que a própria Devir comete com a língua portuguesa. Minha mãe sempre dizia que apressado come cru.
Quando ao “problema” da língua… bem, quem não sabe inglês (a língua natural do Homem) não joga comigo mesmo. Não que isso seja muito importante para outrem, claro. Mas é um tipo de gente com quem não me relaciono mesmo, então tanto fez como tanto faz. Só estou destilando veneno.
Woodstock
May 12th, 2009
2:25 pm
No pré-lançamento (Dia Mundial de D&D) haverá um desconto de 10%, o que ajuda!!!
Phil Souza
May 12th, 2009
2:34 pm
Ta no preço rapaz. Só não compro por que já tenho a versão em inglês então não me arriscaria a gastar mais com uma em português.
Allana
May 12th, 2009
2:51 pm
Sim, tá no preço. Eu não compro (o namorido já tem em inglês), mas tá bem no preço.
Daniel Anand
May 12th, 2009
3:06 pm
Eu não sei se vou comprar, porque já tenho em Inglês (e prefiro usar a grana pra comprar outro suplemento), mas tenho certeza que a qualidade gráfica do livro vai ser foderosa. É só ver os livros do nWoD.
Eu comprei a FnPdS (em pt-br) para mestrar para iniciantes, no entanto, e achei que valeu a pena.
franciolli araujo
May 12th, 2009
3:20 pm
Emora eu já tenha a versão em inglês, provavelmente me aventurarei a comprar a versão em português, principalmente por ajudar muito saber como os termos estão traduzidos e sem falar que embora seja só mais um livro, ele está saindo no meu idioma e com o texto de um deluxe.
Até que enfim Cobbi.
d.darkangellus
May 12th, 2009
3:21 pm
80 reais é dinheiro de pinga, e olha que eu não bebo
Shido
May 12th, 2009
3:22 pm
“4 – Capa Dura ! Diferente do Mutantes e Malfeitores que no Brasil é capa mole e miolo em P&B, em desacordo com sua versão gringa, o D&D com capa dura espelhada, totalmente colorido e muito provavelmente com papel semelhante ao seu primo americano. Ou seja, uma versão bastante fiél.”
O M&M nacional pode estar em “desacordo com sua versão gringa”, menos fiél [sic], mas está de acordo com um fator que, na minha humilde opinião, possui maior relevância — o poder aquisitivo do brasileiro.
Pelo preço de uns 5 Big Macs (só o sanduíche), se compra o PHB nos EUA; no Brasil, não — e olha que o preço do Big Mac é considerado salgado pros nossos padrões.
Usando o discurso meio hippie muito em voga, “o importante é a diversão”, é preferível, se possível, desembolsar R$40,00, e não R$80,00, se o jogo em si independe da presença ou não de matizes no livro de regras. O papel e a capa dura são diferenciais de valor mais concreto, mas, ainda assim, não são essenciais.
No fim das contas, ponto positivo pra Jambô, cujo formato de seu M&M nacional, longe de ser um demérito, é uma vantagem — o livro não deixa de ter qualidade (o conteúdo é o mesmo, e, mesmo sem as firulas, tanto o papel quanto a impressão são bons), mas o preço, ah, quanta diferença!
Saoki
May 12th, 2009
4:23 pm
O preço está normal, mas só porque as tiragens são pequenas de “de luxo”, encarecendo o produto desnecessariamente (gaste um pouco do dinheiro do papel couchê-sexy em revisão ortográfica, Devir). De qualquer maneira, se eu fosse comprar eu compraria em inglês mesmo. E do Ebay. ^_~
ps: pensem assim, se eu não comprar, sobram mais uma das poucas edições dessa tiragem.
Daniel Gasparri
May 12th, 2009
4:36 pm
Sabe se vai existir pré-venda em algum site??? Que por infelicidade não vou poder comparecer na AJOIP
reyjr
May 12th, 2009
6:20 pm
@Gasparri : Eu ainda não sei, mas se souber eu dou um toque. Valeu.
d.darkangellus
May 12th, 2009
7:04 pm
Gosto de qualidade em todo o material,desde conteúdo, formato,impressão,imagens,firulas e tudo o que o original possui.
Gruingas
May 12th, 2009
7:14 pm
O livro pode até valer 80 reais, mas gastar 240 reais nos livros BÁSICOS de um sistema é complicado. Eu pessoalmente não ligaria de pagar 1/3 do preço em um material com 1/3 da qualidade. O texto estando lá e bem traduzido eu não ligo pro resto. Os livros de GURPS sempre funcionaram muito bem no esquema preto e branco com ilustrações estranhas…
Daniel Gárgula
May 12th, 2009
11:31 pm
O desenvolvimento de qualquer jogo de RPG neste país está atrelado a dois fatores: preço e tradução. Ambos dão oportunidade a um grupo grande poder ter acesso.
Ao meu ver, já pecaram no preço. Resta ver a tradução, que sabemos por longa data, é cheia de pecados dantescos!!!
Max Silva
May 13th, 2009
12:08 am
Cara,ainda acho uma injustiça a Devir não importa as minis de D&D.Tirando isso to super feliz,tava esperando faz tempo a 4 edição em português claro e compriensivel.
P.S:Ainda acredito que a Devir vai voltar atrás quanto as minis
hackbarth
May 13th, 2009
12:21 am
Pois eu pagaria até 120,00R$ cada pelos livros do GURPS 4e em português.
Carl Enry
May 13th, 2009
3:32 am
Bom, a compreensão textual de algumas pessoas é impressionante…
Mas bem, isso não o que deve ser levado em conta, e sim que eu particularmente prefiro ter em mãos o livro semelhante ao original, mas em portugues, e pagaria 80 reais CASO eu não achasse mais interessante AINDA ler Dragonborn do que Dragonato ou Ranger do que Patrulheiro e afins… mas claro, opinião minha né?
Se tem gente q não se incomoda tanto assim com a qualidade, imprima o livro em papel sulfite, em casa, com economia de tinta e mande encadernar com espiral… fica uma graça (NOT!) e a Wizards fica feliz bagarai!
Por falar nisso, chegou aquele livro que você ganhou naquela promoção de outro blog ou era pegadinha do Mallandro?
Yuri Peixoto
May 13th, 2009
12:03 pm
Vou comprar, por apoio e por necessidade. Já sou o feliz dono de 3 Livros do Jogador da 3.5 mesmo (para ninguém falar que não apóio o mercado nacional)
Fortaleza do Pendor das Sombras vale a pena, ainda mais se forem lançadas as sequências. ^^
Kareen Dulak
May 13th, 2009
1:36 pm
Hum.
Certo que não irei comprar. Mas, até aí, não comprei nada da 3.5 e somente o livro dos monstros do 3.0 no sebo.
Entendo que se o mercado do RPG dependesse de mim, já teria falecido. Sorte dele que há outros. Se bem que, se for de Titan, de Magnamund e/ou de SdA, eu até compro.
Em todo caso, estou fugindo do assunto. Os livros da Devir, para o D&D, são normalmente bem aceitáveis. Traduções bizarras são tradição da editora desde o tempo dos Desauridos, e é algo com o qual se tem de viver.
Boa sorte para os livros, jogadores e o mercado.
Tomo 4ᵉ » Blog Archive » D&D 4e, é Caro?
May 14th, 2009
8:11 am
[...] li no blog do Ooze no qual ele especulou alguns valores. De maneira “raivosa” pelo que senti na escrita, o [...]
Fique por dentro Português » Blog Archive » Ooze » Blog Archive » O preço da 4ª Edição em Português.
May 19th, 2009
9:42 am
[...] mais eficiência e profissionalismo no atendimento e comunicação com o … fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]
Leave a comment